"Os utentes vão poder realizar, em breve, pesquisas nos catálogos, localização, reserva e empréstimo de títulos online, sem terem de se deslocar às instalações da Biblioteca Municipal de Aveiro. Também a pesquisa, a utilização presencial, nas instalações da biblioteca, poderá dispensar a ajuda, até agora, sempre preciosa do funcionário.
A criação destas novas funcionalidades, que pretendem aumentar a eficácia do atendimento e proporcionar mais comodidade aos utentes é uma das consequências do processo de informatização em curso, ao abrigo do projecto "Tecnologia de Informação e Comunicação TIC" . A informatização vai, também, possibilitar a automatização das funções básicas de gestão dos fundos bibliográficos e documentais. De acordo com a Câmara Municipal de Aveiro, trata-se de um investimento no valor de 160 628 euros, financiado, a 50% (80 314 euros), pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. De acordo com a Câmara, a informatização da Biblioteca tornou-se "imprescindível para revalorização dos serviços que disponibiliza aos utilizadores".
A Biblioteca Municipal de Aveiro continuará a oferecer os serviços tradicionais, de consulta e empréstimo, a par das novas funcionalidades, decorrentes das novas tecnologias da Informação e da comunicação (TIC), nas diversas salas de leitura. A funcionar, desde 1993, nas instalações do antigo Magistério Primário, a Biblioteca Municipal de Aveiro tem pólos de leitura em Eixo, Santiago e Esgueira e uma biblioteca móvel, que vão passar a funcionar em rede."
Fontes: Texto- - Jornal de Notícias - 01-09-2006 Foto
Etiquetas: Informática Internet e Bibliotecas, Serviços de Biblioteca |